
ELABORANDO UM PROJETO DE PESQUISA: técnica das perguntas
Autor: Mestre Jaquielson Ferreira
Você já tentou formular um? ou quem sabe você já se aventurou em realizar uma pesquisa sem fazê-lo? qual foi o seu resultado? Pois é... não são poucas as pessoas que nos procuram em assessorias estressadas, desmotivadas, e até D-E-S-E-S-P-E-R-A-D-A-S; e isso tudo poderia ter sido evitado se eles tivessem iniciado a pesquisa apenas realizando um simples PROJETO.
Ferreira (2008) nos dá uma clara explicação sobre a pertinência de um projeto para o sucesso de nossa pesquisa. Segundo o autor, a elaboração de um projeto de pesquisa se assemelha com a construção de uma casa; sem um projeto que venha a anteceder a construção, não teríamos uma obra bem construída, pois durante o trabalho, não saberíamos por onde começar ou por onde e como concluir a obra.
Elaborar um projeto é fundamental para uma boa pesquisa pois sem ele podemos correr o risco de elaborar uma investigação "às cegas". Conforme diz Rudio (2000, p. 55)
Um principiante pode supor que elaborar projetos é perder tempo e que o melhor é começar
imediatamente o trabalho da pesquisa. No entanto, a experiência vai lhe ensinar que iniciar uma
pesquisa, sem projeto, é lançar-se à improvisação, tornando o trabalho confuso, dando
insegurança ao mesmo, reduplicando esforços inutilmente e que, agir desta maneira é motivo
de muita pesquisa começada e não terminada, num lastimoso esbanjamento de tempoe recursos.
Todavia não se desestimule com os primeiros esboços de seu projeto. É comum que você tenha que refazê-lo várias e várias vezes até chegar no ponto que você deseja. É como se você fosse um cozinheiro buscando atingir o ponto certo de sua nova receita.
De certa forma esse pensamento é compartilhado por um dos mais renomados professores de metodologia da pesquisa atualmente: Richardson. Para ele a ÚNICA maneira de aprender a pesquisar é fazendo uma pesquisa. Esta ideia é ainda mais reforçada por Gil (2008) o qual evidencia que embora sejamos formados academicamente para a pesquisa, não podemos descartar a importância da experiência empírica do pesquisador: esse que rá se formar ao longo de suas próprias experiências de pequisa.
A técnica das perguntas na elaboração de um projeto de pesquisa
Na prática investigativa um projeto pode apontar os caminhos a serem seguidos. Sem ele, podemos caminhar sem objetivos tornando o trabalho de pesquisa mais árduo e desestimulante.
Muitos não sabem mas cada tópico que constitui um projeto de pesquisa pode ser representado por uma pergunta. Isso mesmo! Muita gente nos procura em nossas assessorias e nos perguntam: - o que escrever nos objetivos? - e na justificativa?
É impressionante como o ar de espanto e desespero dessas pessoas logo dão lugar a um ar de alívio quando as orientamos pela seguinte via: - inicie a escrita de seus objetivos buscando responder a seguinte pergunta: para quê pesquisar?; ou, por exemplo: -inicie a escrita de sua justificativa buscando responder a seguinte pergunta: por que pesquisar?
Como todo o esboço inicie sempre respondendo de forma pessoal e somente depois que tiver certeza que é aquilo mesmo transforme seu texto para a forma impessoal. Por exemplo: - Eu quero realizar essa pesquisa porque acredito que ela venha a contribuir para (JUSTIFICATIVA)...; ou: - eu quero realizar essa pesquisa para investigar como ocorrem os processos de (OBJETIVOS)...
Entendeu? a partir desses passos você terá o seu primeiro ESBOÇO DE PESQUISA o qual deverá, a partir dele, aperfeiçoa-lo a fim de deixá-lo cada vez mais adequado aos padrões convencionais de PROJETO.
Agora segue a baixo o bloco completo de perguntas correspondentes a cada um dos tópicos de um projeto:
-
O que pesquisar? (Introdução)
-
Por que pesquisar? (Justificativa)
-
Para que pesquisar?(Objetivos)
-
Sob qual perspectiva? (Fundamentação Teórica)
-
Como pesquisar? (Metodologia)
-
Quando pesquisar? (Cronograma)
Pratique sua escrita a partir do uso dessas perguntas chaves e perceba os resultados!
REFERÊNCIAS
DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
FERREIRA, Edijéce Martins. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. Recife: Gráfica Dom Bosco, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas São Paulo: Atlas, 1999.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2000.